O consumo de vinho no Brasil e no mundo
Este post foi publicado em Outros em 15 de maio de 2013.
Para os brasileiros o vinho passou do paladar adocicado para aromas mais bem elaborados, nos últimos 15 anos. Já para o velho mundo e até mesmo os países como Chile e Argentina, essa descoberta ocorreu bem antes, ou melhor, para a Europa, ocorreu há muitos séculos.
O brasileiro começou a se interessar pelo vinho em meados dos anos 90, quando o governo Collor, abriu as portas do país para a importação. A partir daí nosso mercado cresceu e foi dominado pelo Chile e Argentina, beneficiados pelas tarifas alfandegárias preferenciais do MERCOSUL, por um custo menor na origem. Com isso, o Brasil passou a comprar mais vinhos e descobrir esse universo. O Brasil por sua vez, não ficou pra trás e buscou investir em tecnologia na produção dos seus vinhos. Enquanto isso, os europeus trataram de entrar no Brasil, conquistando os paladares.
Dados recentes divulgados pela Wine Inteligence, apontam que cerca de 94% da população no país com idades entre 18 e 59 anos, consomem vinhos importados entre uma a duas vezes por ano, pelo menos, com uma preferência especial pelos tintos. É claro, que se você parar para pensar, isso não é nada perto dos países europeus e tradicionalmente produtores há séculos. Mas pelo menos já nos coloca, num pequeno ponto do mapa.
Na última Vinexpo que aconteceu em 2011, em Bordeaux, na França, foi apresentado um estudo interessante sobre o consumo entre os países. A França, por sua vez, liderou seguida pela Itália, Portugal, Suíça e Dinamarca.
Embora os franceses continuem sendo os principais coadjuvantes desse mercado em consumo, eles têm enfrentado declínios nos últimos anos. O ato se deve em parte a crise econômica no velho mundo, a atração entre os jovens em experimentar novas bebidas e a questão do tempo, já que os franceses tem passada cada vez menos tempo à mesa.
Mas se a França enfrenta baixas, países como Rússia, Índia e China e Brasil, bebem cada vez mais vinhos. De acordo com dados realizados pela Euromonitor, esses países tem aumentado consideravelmente seu consumo. A Rússia aumentou em 4,7% seu volume em 2011, já a Índia, apresentou um crescimento de 5% no mesmo ano e a China, ah. .essa nem se fala: é a pupila dos produtores europeus, que impulsionou um aumento no país de 15,53 milhões de hectolitros de vinhos consumidos em 2011.
O Brasil experimentou um crescimento líquido em 2011 de consumo de vinhos (15% em relação a 2010).
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